Devido ao seu espetacular crescimento econômico dos últimos dez anos, a China passou da sétima para a segunda posição na escala das economias mais ricas do planeta. Os especialistas confirmam que a China vai continuar crescendo com intensidade nos próximos anos, podendo se tornar a nação mais rica da Terra em 2030. Esta expansão econômica e até cultural leva ao mundo a necessidade de compreender esta civilização. O mandarim, o idioma oficial da China, é a chave para se ter acesso a estas novas possibilidades.
Nós, brasileiros, temos um papel importantíssimo neste contexto, pois a China já é o principal parceiro comercial do Brasil. Várias empresas brasileiras já estão procurando pessoas capacitadas em mandarim para a tradução de documentos e negociação comercial, pois os empresários já aprenderam algo muito importante sobre a cultura do país mais populoso do mundo: os chineses consideram a relação pessoal muito importante no fechamento dos negócios, e uma demonstração de conhecimento de sua língua e cultura os deixa muito satisfeitos. Além disso, a maioria dos chineses não domina o inglês.
A importância do crescente comércio com China está longe de ser o único motivo para se estudar o mandarim. Desde tempos muito remotos até o nosso século, a civilização chinesa encanta o olhar dos ocidentais, que sempre tiveram e têm muito a aprender com o oriente chinês; e não é por menos, pois a civilização chinesa tem mais de cinco mil anos de existência, ou seja, cinco mil anos de incalculável desenvolvimento cultural.
Quando nos referimos à cultura chinesa, não podemos levar em conta apenas a filosofia de Confúcio, o pensamento de Lao Tse, os poemas de Li Bai ou a religião budista; mas também lembrar que há todo um saber cultural entranhado dentro de cada pessoa. O contato direto com um mundo tão oposto ao nosso quanto a China, seja através da produção cultural ou mesmo por um bate-papo com um chinês, vai nos instigar à realização de impressionantes reflexões sobre nós mesmos e nossa sociedade. Isso acontece porque nos damos conta de que vários dos nossos costumes os quais considerávamos naturais a toda humanidade na verdade perdem ou modificam o seu sentido em outra atmosfera cultural.
De modo a atender a estes novos desafios e demandas gerados pela crescente importância da língua chinesa no país, a Idiomas Four em breve disponibilizará aos interessados um curso de mandarim totalmente reformulado. Este curso será ministrado de maneira dinâmica e agradável, fazendo com que os alunos aprendam e desenvolvam seu vocabulário na medida em que mergulharem em uma das mais interessantes culturas do mundo.
Texto de Rafael Papageorgiou (Professor de Mandarim)
Nenhum comentário:
Postar um comentário