quinta-feira, 23 de setembro de 2010

                                                                        


O Dia Mundial do Surdo é comemorado por membros da comunidade surda de todo o mundo no dia 26 de setembro, com objetivo de relembrar as lutas vividas ao longo dos anos, como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua de sinais nos diversos países do mundo.

Origem do DIA DO SURDO

No Brasil, o dia 26 de setembro é sugerido devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdo. E. Huet (1855) Professor Surdo francês, fez um programa especial para ensinar os Surdos no Brasil. Este programa consistia em usar o alfabeto manual e a Língua de Sinais da França. Lutou e conseguiu junto ao Imperador Dom Pedro II apoio para fundar a primeira Escola para Surdos no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, o INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, no dia 26 de setembro de 1857.
O dia 26 de setembro foi oficializado no calendário nacional brasileiro diante Lei 11.976/2008, resultado do projeto de lei 1.791/99 proposto pelo Exmo. Deputado Federal Eduardo Barbosa.

Vamos comemorar mais esta conquista!
Fonte da informação: Karin Strobel. Carta aberta de agradecimento. Disponível em http://www.feneis.org.br/page/imagens/arquivos/Carta_Aberta_de_Agradecimento.pdf.

SURDOS...

Quem são?
São aquelas pessoas que utilizam à comunicação espaço-visual como principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição e à fala. A maioria das pessoas surdas no contato com outros surdos, desenvolve a Língua de Sinais. Já outros, por viverem isolados ou em locais onde não exista uma comunidade surda, apenas se comunicam por gestos. Existem surdos que por imposição familiar ou opção pessoal preferem utilizar a língua oral (fala).

Os surdos não são...
Mudos - O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência, totalmente desagregada à surdez. São minorias os surdos que também são mudos. Fato é a total possibilidade de um surdo falar, através de exercícios fonoaudiológicos. Nesses casos são denominados de surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício. Então para que você não faça confusão lembre-se:

Surdo: pessoa com dificuldade parcial ou total no que se refere à audição.


Mudo: pessoa com problemas ligados à voz.

Pessoas à margem da sociedade - Um indivíduo surdo tem capacidade normal de desenvolver qualquer trabalho assim como nós ouvintes. Seria um erro ignorar o quanto eles podem ser criativos e produtivos. Os deficientes auditivos são pessoas normais, porém não ouvem.



Libras – Língua Brasileira de Sinais

O que é? LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais é a língua da Comunidade Surda no Brasil. É o segundo idioma oficial nacional.

Quem pode aprender? Deficientes auditivos e todas aquelas pessoas que tem interesse na comunicação através de sinais

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário