terça-feira, 14 de setembro de 2010
Intercâmbio: Bom negócio em qualquer idade!
André Pontes, site Veja.com (educação) Reportagem na íntegra você pode ver em: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/intercambio-bom-negocio-qualquer-idade
(Resumido e Adaptado por Ana Paula Grison)
Deixar temporariamente o país para estudar um idioma estrangeiro ou realizar um curso de especialização pode ser um bom investimento na carreira. Em qualquer idade. De acordo com especialistas, adicionar a palavra "intercâmbio" no currículo indica versatilidade, bagagem cultural, autonomia e experiência internacional. Apesar disso, é preciso escolher bem o momento para a viagem - e pesar prós e contras.A seguir esclareceremos o assunto abordando-o segundo diferentes faixas estárias:
Na adolescência
Prós
Experiência internacional precoce: são grandes as chances de o adolescente que fez intercâmbio se destacar por possuir bagagem cultural ampla, além de maior autonomia em relação aos pais.
Contras
Se não estiver focado no estudo, o intercambista pode se lançar somente a aventuras longe dos pais, como bebidas alcoólicas e drogas. Assim, além dos riscos evidentes, não trará nenhuma bagagem na volta.
Dicas
Evite contato com brasileiros. Só há um jeito de aprender satisfatoriamente um idioma estrangeiro no exterior: convivendo com estrangeiros.
Universitários
Prós
Acumular bagagem cultural, experiência internacional e fluência de mais um idioma. Isso pode fazer diferença na carreira profissional que está prestes a se iniciar.
Contras
Se apenas pensar em curtir os novos amigos e baladas, voltará ao Brasil com um ano de atraso, ficando para trás dos colegas aqui na busca por estágios e emprego.
Dicas
Evite contato com brasileiros. Só há um jeito de aprender satisfatoriamente um idioma estrangeiro no exterior: convivendo com estrangeiros
Profissional em início de carreira
Prós
O intercâmbio é diferencial na luta por emprego, pois as empresas entendem que não precisarão fazer certos investimentos no funcionário - caso de curso de idiomas. As companhias supõe ainda que o profissional está antenado nas inovações vindas de fora - devido à experiência do intercâmbio.
Contras
Não é fácil arrumar um bom emprego no Brasil. A concorrência nessa faixa etária é forte e um ano fora pode significar uma perda enorme.
Dicas
É importante escolher um curso voltado para a área de formação. Fique no máximo um ano.
35-45 anos
Prós
Uma especialização ou curso de idiomas para aprimorar a fluência é extremamente positiva. Nessa etapa da carreira, unir experiência a bagagem internacional e fluência em mais de dois idiomas ajuda na ascensão profissional.
Contras
Nesta faixa etária o profissional está no auge da carreira, é altamente produtivo e desejado pelas empresas. Ficar fora deste mercado é perder tempo para a concorrência.
Dicas
Tente negociar dois meses de férias com a empresa para o curso de especialização ou de línguas no exterior. Se não for possível, utilize o mês de férias. É aconselhável já possuir conhecimentos no idioma estrangeiro em nível intermediário.
60 anos em diante
Prós
Ficar por até um mês em uma casa de família proporciona ao intercambista de qualquer idade o conhecimento de novas culturas. Para uma pessoa desta faixa etária, que gosta de conhecer a fundo o país que está visitando, quatro semanas são perfeitas. Sai mais barato e pessoas da família anfitriã podem dar dicas de bons passeios.
Contras
Nem sempre uma pessoa de idade se adapta facilmente a novas culturas.
Dicas
É aconselhável já possuir conhecimentos no idioma estrangeiro em nível intermediário.
A Idiomas Four oferece todo apoio para que você possa realizar seu intercâmbio, desde aulas particulares ou em grupos para que você possa adquirir um nível intermediário de conhecimento no idioma desejado até a montagem de seus pacotes de intercâmbio através de nossas empresas parceiras. Não perca mais tempo e comece a mudar sua vida hoje mesmo!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei as dicas!!!!!!!
ResponderExcluir