quarta-feira, 13 de janeiro de 2016



Como fazer um orçamento de curso de Idiomas?

O Brasil decididamente, não é um país Bilíngue! Experimente andar pelas ruas de qualquer cidade do Brasil falando outro idioma. Vai ver que as pessoas não sabem falar nada além do português (e português bem mal, diga-se de passagem). Mas existem tantas escolas de idiomas espalhadas por todas as cidades. Na minha cidade, por exemplo, mais de 30. Pois é, a questão é que o Brasil não possui uma lei voltada para esta realidade. Por isso, a escola de idiomas nada mais é que uma empresa prestadora de serviços que paga super impostos, mas que não tem nenhum tipo de fiscalização de qualidade.
O que acontece então, é que cada escola monta seu currículo como bem entende, dando os nomes que desejar para cada nível (ou módulo) e ensinando o que tiver vontade em cada um desses níveis. Assim, o nível que uma escola chama de AVANÇADO pode ser o BÁSICO de outra. Por isso, em algumas escolas o curso dura 6 anos e em outras somente um. Milagres não existem! Então, não se deixe enganar, e saiba o que perguntar na hora de escolher um curso de Idioma, seja ele qual for.

Material didático: O livro que será usado garantirá uma progressão de conteúdos coerente, pensada e analisada por um grupo de especialistas. Por isso, busque escolas que ofereçam materiais de qualidade, de editoras reconhecidas e que sigam o Marco Comum Europeu. Não existem materiais bons e gratuitos. Ou a qualidade deixa a desejar ou o preço dele vai estar embutido na parcela! Nada é grátis nesta vida!

II Formação do professor: Questione qual é o grau de instrução dos professores. Grande parte das escolas contratam jovens que aprenderam a falar em suas viagens ou então nativos do idioma que vieram “tentar a vida no Brasil” mas que nunca estiveram em uma aula de didática, ou metodologia do ensino de idiomas. Abra o olho! Eles tem uma fluência incrível, mas geralmente não sabem as regras gramaticais e os famosos “truques” que um professor que estudou e se preparou para tal poderá oferecer.

III Tamanho das turmas: Turmas grandes representam menos tempo para praticar a fala e menos atenção em suas dificuldades. O número aconselhável para que haja uma boa interação e tempo para prática seria uma turma entre 3 e 10 alunos. Mas isso depende muito da duração de cada aula.

IV Valor hora/aula: Muitas pessoas, quando fazem orçamento para cursos de idiomas, querem saber essencialmente o valor de cada parcela. Isso é um grande problema! Pois o valor da parcela não representa NADA! Às vezes uma parcela bem baixa esconde um curso muito mais caro! O que deve ser perguntado é: Quantas horas tem cada nível? Qual é o valor de cada nível? E então você mesmo faz o cálculo: Valor nível Dividido por Quantidade de horas= Valor hora aula. Esse é o valor que deve ser comparado.

V Tempo total do curso: Não existe método milagroso nem mágica. A única forma de aprender um idioma é ter uma boa instrução e um contato muito grande com a língua que deseja aprender (o que chamamos de IMPUT). A quantidade de horas total de um curso é a quantidade de IMPUT que o aluno vai receber. Então, se um ser humano em contato diário com sua língua materna 24 horas /dia, leva cerca de 3 ou 4 anos para montar frases coerentes. Não se iluda que alguém possa alcançar a fluência com meia dúzia de horas de estudo. Isso não existe! Mas atenção, a quantidade de anos de duração do curso também tem relação com a quantidade de horas semanais que o aluno estuda. Um curso de inglês de 1 ano de duração, por exemplo, teria que oferecer no mínimo umas 6 horas de aula por semana para que ao final deste período o aluno soubesse realmente utilizar o idioma em seu dia a dia. Sendo assim, um curso de duas horas semanais e 4 anos de duração tem a mesma carga horária total de um curso de 2 anos de duração que ofereça 4 horas semanais. Olho na matemática!

VI  Diferentes métodos de ensino: Cada escola possui seu método de ensino. Questione sobre este tema, ele é decisivo para o seu aprendizado. Eu, por exemplo, jamais poderia conceber a idéia de estudar com um desses métodos de repetição, isso não combina comigo, me considero um ser pensante!

VII Direção da escola: Por fim, verifique sobre quem está à frente das decisões da escola: Um Administrador de empresas ou um Professor. A diferença você vai perceber somente no dia a dia, depois que estiver matriculado. Um prioriza a qualidade do serviço educacional prestado, o outro, geralmente, presa pelo lucro.

Bem, estou certa de que esta reflexão ajudará muita gente a ser mais coerente na hora de escolher onde fazer um curso de Idiomas. Principalmente, escolha um lugar onde você se sinta bem... Metade do curso de idiomas é MOTIVAÇÃO! Se tiver dúvidas de por qual idioma começar, comece pelo que mais gosta... O segundo será mais fácil.
Boa Sorte!

Ana Paula Grison
Especialista em Ensino de Idiomas




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