sexta-feira, 14 de março de 2014

Intercâmbio – O que é e como fazer

                        

O mercado anda bastante aquecido para quem busca viajar e conhecer outros países e culturas. Se o seu caso é estudar e adquirir fluência em algum idioma, saiba que nunca foi tão fácil e econômico realizar uma viagem de intercâmbio. Os países de língua inglesa são de longe os mais procurados – EUA, Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia estão entre os destinos preferidos. Mas há quem busque outros países não tão convencionais para fazer turismo, trabalhar, estudar e praticar o idioma, como África do Sul, Jamaica e Irlanda, por exemplo. Lembrando que as agências de intercâmbio pode lhe auxiliar em todas as suas necessidades antes e durante seu período de viagem.

3 Passos para fazer um Intercâmbio

1 – Planejamento Antes mesmo de pensar em um destino, ou tipo de intercâmbio, já já pensou nos custos? ou na documentação (passaporte e visto) necessária? Fazer um planejamento sabendo o quanto vai precisar gastar, fará você sair da sua zona de conforto e trabalhar para atingir seu objetivo. Existem inúmeras agências de intercâmbio que oferecem promoções em diversos programas, fique atendo e pesquise, pesquise e pesquise.
2 – Foco Mantenha o foco sempre! Nem todo mundo têm condições de fazer um intercâmbio no momento em que teve a vontade de fazer um. Talvez você precise trabalhar para atingir seu objetivo, pois a condição de sua família não permite um “Paitrocínio”. Foque em seu objetivo, trabalhe nas férias e planeje seu intercâmbio para daqui a 2 ou 3 anos. Assim você terá dinheiro suficiente para bancar toda documentação, passagem, estadia em outro país e etc.
3 – Não desista do seu sonho Durante todo seu tempo de planejamento, muitas palavras de desanimo vão aparecer pela frente. Cabe a você filtrar tudo o que é negativo e dá atenção ao seu objetivo. Uma dica muito boa, é você participar de feiras de intercâmbio para tirar dúvidas, ou até mesmo conseguir algum desconto em um programa de intercâmbio.
Tipos Intercâmbio

Há muitas décadas o intercâmbio é praticado, mas apenas após a década de 1940, principalmente após a Segunda Guerra é que as viagens com certa permanência (por semanas ou meses) se popularizaram. No caso do Brasil, após a década de 1980, com o fim do regime militar, a procura passou a ser maior. Mas com a criação do Plano Real e a estabilização da economia, mais pessoas, inclusive da classe C e D, buscam uma experiência cultural ou profissional no exterior. Pode-se dizer que há 9 tipos principais de intercâmbio:

Intercâmbio High School: É oferecido para adolescentes entre 15 e 18 anos que buscam cursar parte do Ensino Médio no exterior. O aluno irá para uma escola de Ensino Médio no país de destino e viverá com uma família local enquanto durar o programa – que pode variar entre um semestre letivo (5 meses) a um ano letivo (10 meses).

Intercâmbio Curso de Idiomas: Possui duração mínima de 2 semanas e o tempo máximo varia conforme a necessidade do aluno, que geralmente leva de 1 a 6 meses. Sobre a carga horária diária, é possível escolher entre o semi-intensivos (com quatro horas por dia) ou intensivos (com cinco ou seis horas diárias). Pode-se iniciar aos 16 anos e geralmente não tem limite de idade. Não é necessário ter fluência. Neste tipo, o aluno apenas estuda e não trabalha do exterior.

Intercâmbio Work and Study: Trata-se de um visto especial de permanência, com possibilidade de o estudante também atuar em um trabalho remunerado. O programa é em período integral, com parte de estudos e parte de trabalho.

Intercâmbio Work and Travel: É um programa ideal para universitários. Geralmente, as universidades de todo o mundo possuem departamentos internacionais, para enviar e receber alunos intercambistas. Durante as férias de verão, o aluno pode viajar para o exterior e participar de atividades remuneradas, consequentemente também melhorando o idioma e conhecendo um pouco mais do mercado de trabalho.

Intercâmbio Internship: Ideal para que busca um estágio internacional. Com certeza, este programa pode melhorar e muito a carreira do intercambista. O aluno trabalha em uma empresa estrangeira, aprimora o idioma, obtém conhecimentos estratégicos e ainda pode ser bem remunerado, dependendo do empregador.

Intercâmbio Trainee: Este programa é perfeito para quem busca atuar na área de estudo e serve principalmente para recém-formados ou para aqueles que estão para se graduar. Ele é disponibilizado pelo governo americano, mas outros países também dispõem desta modalidade. É possível ganhar um bom salário e até mesmo se efetivar na empresa.

Intercâmbio Volunteer Program: Trata-se de um programa baseado em trabalhos voluntários como uma forma de aprender o idioma, participar de relações humanitárias e ajudar as comunidades que necessitam de apoio. Entre os temas das instituições, os mais procurados são: proteção aos animais, meio ambiente, crianças e auxílio às pessoas sem-teto, etc. Saiba mais sobre intercâmbio de trabalho voluntário.

Intercâmbio em Casa de Família: O intercambista pode ir simplesmente ao exterior para passear – sem a obrigação de estudo ou trabalho. Ficará com uma família cadastrada no programa e arcará com todas suas despesas, pagando à família por mês. Intercâmbio Au Pair: Este é um programa de 12 meses em que o estudante trabalhará como cuidador de crianças pequenas na casa onde irá se hospedar. Em troca, a hospedagem, alimentação e um dinheiro a mais são garantidos. Além disso, o convívio lhe dará fluência no idioma e o estudante conhece de perto a realidade do país de destino.


Fonte: http://www.intercambio7.com.br/fazer-intercambio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário