quarta-feira, 9 de abril de 2014

Mercado de trabalho: a importância do Espanhol para o mundo dos negócios.


Por que aprender espanhol?

Mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo (40 milhões só nos Estados Unidos) têm o espanhol como língua materna, sendo que outros tantos o estudam como segundo idioma. O espanhol é a quarta língua mais falada no mundo, superado apenas pelo Inglês, Mandarim e Hindu.
O espanhol é a segunda língua mais usada nos negócios e as tendências indicam que para o ano 2.050 serão 550 milhões de pessoas falando este idioma no mundo.
Muitas universidades já incluíram o espanhol como disciplina em seus exames de seleção e agora a obrigatoriedade do ensino de Espanhol nas escolas brasileiras de segundo grau já é quase uma realidade.



Mapa países dos hispano-falantes no mundo

O espanhol no mundo globalizado

O Espanhol é hoje um idioma de fundamental importância no mundo. Cada vez mais pessoas estudam e falam espanhol em todo o mundo.
O Brasil está cercado de países que falam espanhol, e é por isso que estamos em constante contato com esta língua e cultura.
O espanhol tornou-se um dos principais veículos de comunicação nos meios diplomáticos, no comércio mundial, nas competições esportivas, no turismo, nos encontros de líderes políticos mundiais, nos congressos sobre ciência, tecnologia entre outros. Por isso é de suma importância conhecer a língua espanhola para não se sentir isolado no mundo globalizado de hoje.

Os tratados comerciais provam que a língua espanhola já se tornou fundamental para a sobrevivência na nova ordem mundial. Exemplo disso é o fato de os EUA já terem adotado o espanhol como segundo idioma. 80% dos alunos norte-americanos escolhem o espanhol como segunda língua, sem contar com os mais de 35 milhões de hispano-falantes que moram nos Estados Unidos. Recente pesquisa realizada nos EUA revelou que 44% dos empresários norte-americanos concordam que a língua estrangeira mais importante para os negócios, nos próximos 20 anos, será o espanhol. Nesse país existem, além de 300 jornais em espanhol, 528 emissoras de rádio e duas grandes redes de televisão, todas em espanhol.

Dominar a língua espanhola abre portas para o mercado de trabalho, podendo ser um importante diferencial para uma boa colocação, pois neste mundo da informação, a falta do segundo ou terceiro idioma pode eliminar chances de colocação no mercado. As empresas cada vez mais exigentes procuram profissionais qualificados. O domínio de uma língua estrangeira que antes era “desejável” hoje passou a se tornar um “pré-requisito”, para profissionais de nível superior, médio e técnico, em todas as áreas.

Com o advento do Mercosul, aprender espanhol deixou de ser um luxo para se tornar praticamente uma emergência. O Brasil hoje comercializa muitos produtos e serviços com outros países latinos como Bolívia, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, México, Venezuela, Chile, todos falantes de espanhol, e a tendência futura é o crescimento do comércio livre entre os países Sul-americanos, isso sem mencionar a Espanha que é o segundo maior investidor de capital privado no Brasil. Vale lembrar também que o espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo. Além do Mercosul, que já é uma realidade, temos ao longo de nossa fronteira um enorme mercado, tanto do ponto de vista comercial como cultural.

A posição que a língua espanhola ocupa no mundo de hoje é de tal importância que quem decidir ignorá-la poderá correr o risco de perder muitas oportunidades de cunho comercial, econômico, cultural, acadêmico ou pessoal. Motivos não faltam para você começar a aprender espanhol hoje mesmo. Além da importância econômica, cultural e social, é um idioma muito belo.
Falar um idioma fluentemente já não é mais um diferencial profissional, mas sim um pré-requisito para quem busca uma vaga no mercado de trabalho ou pensa em crescer profissionalmente. Seja Inglês, Espanhol, Francês ou qualquer outro idioma, hoje em dia é impossível se dar bem falando apenas Português.

A maior dificuldade do aprendizado do espanhol são os falsos cognatos ou "falsos amigos". Muitos acham que falar espanhol é fácil e saem por aí falando o famoso “portunhol”, que não é nem português e nem espanhol.

Fonte: http://www.iberoamericano.com.br/espanhol.htm

Um comentário:

  1. Apenas reforçando: hoje, o espanhol é oferecido de forma obrigatória nas escolas de ensino médio no país, além das escolas que reconhecem sua importância e já o incorporaram ao seu currículo normal, desde a pré-escola.

    ResponderExcluir