quarta-feira, 25 de agosto de 2010
FALE COM O MUNDO!!!!
Idiomas para a carreira
Professores universitários e especialistas no aprendizado de línguas revelam quais os idiomas mais relevantes para o profissional se destacar no mercado de trabalho
Publicado no site http://www. Universia .com.br/carreira /materia.jsp?materia=5739 (Resumido por Ana Paula Grison)
Por Renata Aquino
Conseguir o emprego dos sonhos está quase tão difícil quanto acertar na loteria. Depois de uma ótima graduação, especialização ou, até mesmo, cursos de extensão, o profissional ainda pode ser descartado por aquela empresa que tanto almeja. No entanto, uma arma secreta pode fazer com que o seu currículo não passe despercebido. O aprendizado de idiomas é um item utilíssimo para as empresas globalizadas e atitude que não deve ficar fora de qualquer planejamento profissional. Mas quais idiomas aprender?
Professores universitários e especialistas em idiomas para carreira não divergem. O inglês é o líder de pedidos no mercado. Esperanto do mundo globalizado, o inglês é considerado requisito básico para os profissionais de empresas médias e grandes.
Idiomas mais pedidos no mercado
1 - Inglês
2 - Espanhol
3 - Alemão / Francês / Italiano
4 - Chinês
5 - Japonês
Fonte: Profissionais entrevistados das instituições Metodista, Unisa, Senac-SP, Seven Idiomas, WW Idiomas, Gelre Recursos Humanos, Experimento e Intercultural
"A tendência é que o profissional busque um curso com objetivo definido a ser atingido em um curto período de tempo. O curso pode ser moldado conforme as necessidades desse aluno. Por exemplo, um profissional da área médica que vai a congressos de sua área no exterior precisa saber inglês para a compreensão oral das apresentações de trabalhos científicos, bem como para a apresentação oral de algum trabalho", conta Keila Carvalho,coordenadora do curso de Pós Graduação em Ensino/Aprendizagem de Língua Inglesa da Unisa.
"O mais importante é tentar descobrir para que o profissional vai precisar da língua. A escola pode e deve avaliar quais são as necessidades específicas do aluno. Quando a pessoa busca uma escola de idiomas, ela deve procurar esse tipo de ajuda específica, uma espécie de consultoria ou orientação que deve continuar ao longo do tempo. Esse plano desenhado em conjunto pelo aluno e pela escola pode até mudar depois para absorver novas necessidades. O processo de aprendizado de idiomas nunca tem fim, só pode ser aperfeiçoado", esclarece Roland Zotele, gerente da área de idiomas do Senac-SP.
Os mais pedidos do mercado
É quando a busca de emprego se intensifica que o profissional percebe a necessidade de saber outro idioma além do líder de mercado, o inglês. "O profissional tem que pensar o que vai dizer quando vem a seguinte pergunta na ficha de seleção: Qual idioma além do inglês você domina? Quanto mais idiomas você conhecer melhor, ser fluente em dois idiomas ajuda e muito no recrutamento", conta a coordenadora da Metodista ,Cátia Pitombeira.
O espanhol ainda é o segundo mais pedido do mercado, os motivos continuam os mesmos. "O espanhol ainda é mais importante por causa da proximidade dos países de língua espanhola ao Brasil.
As outras línguas européias estão em empate técnico como terceira opção para quem procura se diferenciar no mercado de trabalho. "A escolha de outra língua depende de onde o profissional faz negócios", conta o gerente da área de idiomas de Senac-SP, Roland Zotele.
O alemão cresce em demanda na área tecnológica. "O estado de São Paulo é um dos locais do mundo que mais tem empresas alemãs, todas as multinacionais alemãs estão aqui e deve-se chegar a 900 empresas com capital alemão somente no estado (São Paulo), a área farmacêutica também exige o aprendizado do idioma", afirma Zotele.
"O francês será sempre um diferencial por ter sido, até a década de 50, o idioma dominante no mundo sendo que, até hoje, há países europeus que, profissionalmente, consideram o francês no mesmo nível do inglês", conta Keila Reis, da Unisa.
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