segunda-feira, 28 de junho de 2010

Como funciona o processo de aquisição de uma Língua nas crianças?



Inicialmente a criança faz analogias e tentativas de uso, para só depois compreender e internalizar as estruturas lingüísticas. Por exemplo: ao dizer “eu fazi” a criança não errou ela está apenas estabelecendo uma relação com os demais verbos que ela já conhece e sabe que terminam com i, como “saí” e “perdi”. Igualmente ela faz tentativas para construir masculinos e femininos, ela pode dizer “o colego” ao invés de “o colega”, comparando com as palavras “o gato” e “a gata”. Logo, uma criança apresenta capacidade de internalizar e utilizar um idioma para sua comunicação, seja ele qual for desde que esteja exposta a ele de uma maneira real e prazerosa. Esta é a proposta do Ensino de Idiomas para crianças.

Qual a melhor idade para estudar um idioma estrangeiro?

Um número considerável de estudiosos se dedica a investigar o processo de aquisição de um idioma estrangeiro, estes denominam o período de maior aprendizagem para crianças, como “período crítico ou sensível”, devido à maturação de novas áreas cerebrais. É durante este período que há uma maior facilidade para as crianças desenvolver novas habilidades.

Segundo estudos realizados em universidades dos Estados Unidos e da Inglaterra, o cérebro de crianças que foram expostas a uma segunda língua antes da puberdade apresentava padrões de atividades cerebrais diferenciados.

Alguns neurofisiológicos afirmam que a melhor idade para o aprendizado de línguas estrangeiras, em situações artificiais, isto é, em escolas, se situa entre os quatro e os dez anos. Acreditam ainda que nesta fase o cérebro ainda é suficientemente maleável para permitir que a criança adquira outra língua com facilidade, além do fato de que a língua materna, por não estar ainda firmemente estruturada e fixada não provoca interferências excessivas no processo de aquisição.

Saiba mais lendo esta matéria completa no site da escola www.idiomasfour.com.br

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